Aqui é um espaço para crescermos juntos

Nada é por acaso! Tudo tem um propósito um plano. Vamos descobrir juntos. Falaremos de assuntos variados mas edificantes. Não tenho a pretensão de ensinar a não ser a de aprender, conhecer um pouco mais a cada dia.Creio que a vida tem muito a nos ensinar e viajaremos juntos nesse emocionante mundo da internet que nos tem permitido viver uma grande metanoia constante.( Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.) Beijos e bençãos .

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PNEU




PNEU

O Brasil produz cerca de trinta e dois milhões de pneus por ano. Quase um terço disso é exportado para 85 países e o restante roda nos veículos nacionais. Mesmo sendo hoje manufaturados para oferecer o dobro da resistência de 15 anos atrás, o número de pneus descartados anualmente continua a crescer, devido tanto ao aumento da quantidade de veículos nas ruas, quanto às distâncias percorridas a cada ano. 
Apesar do alto índice de recauchutagem no País, que prolonga a vida do pneu em 40%, a maior parte deles, já desgastada pelo uso, acaba parando em lixões à beira de rios e estradas, e até no quintal das casas onde acumulam água que atrai insetos transmissores de doenças. 
Os pneus e câmaras de ar consomem cerca de 70% da produção nacional de borracha e sua reciclagem é capaz de devolver ao processo de produção insumo regenerado por menos da metade do custo da borracha natural ou sintética. Além disso, economiza energia e poupa petróleo usado como matéria-prima virgem e até melhora as propriedades de materiais feitos com borracha.


No Rio de Janeiro, os pneus e artefatos de borracha em geral correspondem a 0,5% do lixo urbano. Nos EUA, os pneus correspondem a 1% dos resíduos. 
O percentual de sucata de pneus que vai para o mercado de reaproveitamento aumentou dramaticamente nos últimos oito anos. Os três maiores mercados para pneus usados são: combustível, engenharia civil e borracha para revestimento de áreas de lazer e esporte. 
A trituração dos pneus para uso na regeneração da borracha, mediante a adição de óleos aromáticos e produtos químicos desvulcanizantes é um dos principais mercados para a reciclagem desse material. Com a pasta resultante deste processo, as indústrias produzem tapetes de automóveis, solados para sapato, pisos industriais e borracha de vedação, entre outros. 
Os pneus inteiros são reutilizados em pára-choques, drenagem de gases em aterros sanitários e produtos artesanais. No Brasil, as carcaças são aproveitadas como estrutura de recifes artificiais no mar visando o aumento da produção pesqueira. 
É possível recuperar energia com a queima de pneus velhos em fornos controlados - cada pneu contém a energia de 9,4 litros de petróleo. No Brasil, calcula-se que existam 500 mil pneus disponíveis para utilização para utilização como combustível proporcionando economia de 12 mil toneladas de óleo. 
Cerca de 10% das 300 mil toneladas de sucata disponíveis no Brasil para obtenção de borracha regenerada são de fato recicladas, segundo dados da empresa Relastomer. Não há dados no Brasil sobre a taxa referentes as demais formas de reciclagem de pneus. Sabe-se, porém, que os chamados “carcaceiros” recuperam mais de 14 milhões de pneus por ano, sob diversas formas. Os EUA, que geram 275 milhões de pneus velhos, têm em estoque cerca de 3 bilhões de carcaças. 
A queima a céu aberto, que gera fumaça negra de forte odor (dióxido de enxofre) é proibida em vários países, inclusive no Brasil. Dispostas em lixões, aterros ou outros locais abertos, as carcaças atraem roedores e mosquitos transmissores de doenças. Às vezes, devido a problemas de compactação, pequenos pedaços de pneus aterrados podem voltar a superfície. Algumas cidades proíbem a colocação de carcaças em aterros.
* Marcelo Szpilman é Biólogo Marinho, Diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor do Informativo do Instituto e autor dos livros Guia Aqualung de Peixes e Seres Marinhos Perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos podem comentar a vontade