Aqui é um espaço para crescermos juntos

Nada é por acaso! Tudo tem um propósito um plano. Vamos descobrir juntos. Falaremos de assuntos variados mas edificantes. Não tenho a pretensão de ensinar a não ser a de aprender, conhecer um pouco mais a cada dia.Creio que a vida tem muito a nos ensinar e viajaremos juntos nesse emocionante mundo da internet que nos tem permitido viver uma grande metanoia constante.( Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.) Beijos e bençãos .

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PET (polietileno tereftalato)


PET (polietileno tereftalato)

A reciclagem das embalagens PET (polietileno tereftalato) , como as garrafas de refrigerantes de 1; 1,5; 2; e 0.6 litros descartáveis, está em franca ascensão no Brasil. O material, que é um poliéster termoplástico, tem como características a leveza, a resistência e a transparência, ideais para satisfazer a demanda do consumo doméstico de refrigerantes e de outros produtos, como artigos de limpeza e comestíveis em geral. A evolução do mercado e os avanços tecnológicos têm impulsionado novas aplicações para o PET reciclado, das cordas e fios de costura aos carpetes e bandejas de frutas e até mesmo novas garrafas. Sua reciclagem, além de desviar lixo plástico dos aterros utiliza apenas 30% da energia necessária para a produção da resina virgem, e tem a vantagem de poder ser reciclado várias vezes sem prejudicar a qualidade do produto final. 
No Rio de Janeiro, as garrafas PET correspondem em média 1,4% em peso do lixo urbano. Na coleta seletiva, o PET representa em média 2,3% do peso dos reciclados separados. 
O Brasil produziu 105 mil toneladas de plástico PET em 1996. A demanda mundial é de cerca de 2,2 milhões de toneladas por ano, com previsão de dobrar nos próximos cinco anos. Atualmente, o maior mercado para o PET pós consumo no Brasil é a produção de fibras para a fabricação de cordas (multifilamentos), fios de costura (monofilamentos) e cerdas de vassouras e escovas. Outra parte é destinada a moldagem de autopeças, lâminas para termo-formadores e formadores à vácuo (manequins plásticos), garrafas de detergentes, mantas não-tecidas , carpetes e enchimentos de travesseiros. É impossível reprocessar o polímero para a retirada de resinas alquímicas usadas na produção de tintas. 
O mercado mundial de embalagens PET produzidas com material reciclado está em expansão. Os exemplos são as garrafas de bebidas em multi-camadas e as remoldadas a partir de flocos limpos de PET, além das bandejas de frutas, (lâminas de duas ou três camadas moldadas) e dos suportes para embalagens de biscoitos. Nos EUA e Europa , os consumidores podem comprar refrigerantes envasados em PET contendo 25% de material reciclado. Essa aplicação deverá crescer com o avanço da reciclagem química deste material - tipo de plástico que pode ser despolimerizado, ou seja, pode ter a sua condensação revertida, recuperando os polímeros básicos que lhe deram origem.
Cerca de 21% da resina PET produzida no Brasil foi reciclada em 1996, totalizando 22 mil toneladas, As garrafas recicladas provêm de coleta através de catadores, além de fábricas e da coleta seletiva operada por municípios, Os programas oficiais de coleta seletiva, que existem em mais de 80 cidades do país, recuperam por volta de 1000 toneladas por ano, Além de garrafas descartáveis, existem no mercado nacional 70 milhões de garrafas de refrigerantes retornáveis , produzidas com este material. Nos EUA, a taxa de reciclagem em 1996 foi de 27% de todas as embalagens PET.

Tapete plástico ajuda o reflorestamento do Morro Dois Irmãos (RJ) 
Fontes: Jornal do Brasil (RJ), 30/4/98, pág. 23; O Globo (RJ), 4/6/98, Zona Sul, pág. 6 e 8/10/98, pág. 12

O Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, está recebendo uma ajuda inédita da tecnologia: trata-se de um carpete plástico, denominado “geogreen”, com 4 centímetros de espessura em sua superfície, cujo objetivo é evitar que cresça ali o capim colonião, espécie que impede o crescimento das mudas usadas no reflorestamento da área. O tapete __ produzido a partir de garrafas plásticas de refrigerantes (PETs) __ cobrirá inicialmente uma área de 480 metros quadrados. A novidade, tecnicamente chamada de geotêxtil, é produzida pela empresa brasileira Geogrim, já está sendo usada no recapeamento asfáltico e para a contenção de encostas. Esta é a primeira experiência internacional de utilização para fins ambientais. 
O carpete ecológico é posto quando as mudas ainda estão pequenas e trabalha evitando a passagem do sol e o desenvolvimento do capim colonião (Panicum maximum), que abafa as mudas. No Morro Dois Irmãos, a prefeitura do Rio já plantou 48 mil mudas nativas da 
Mata Atlântica, em um espaço de 15 hectares. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto é vantajoso financeiramente, pois economiza a mão de obra que seria utilizada para retirar o capim. 
O material está sendo avaliado e será testado em outras áreas antes de ser aprovado. A novidade será instalada na Rocinha, onde existe uma área de reflorestamento de 12 hectares, com 60 mil mudas, e no Morro da Babilônia, no Leme, em área de 14,5 hectares e 41 mil mudas. Cada carpete deve permanecer por pelo menos 6 meses até a muda alcançar uma altura segura, e depois será retirado e, se possível, reaproveitado. O reflorestamento é fundamental, já que evita o crescimento desordenado das favelas, além de ajudar a conter o avanço das chuvas. 

PET, o vilão das enchentes 

Se o carpete ecológico for aprovado pela prefeitura, o município descobre uma forma de utilizar para fins práticos e construtivos um dos maiores vilões das enchentes do Rio. Os PETs (polietileno tereftalato), usados em garrafas plásticas de refrigerantes, são reconhecidos como um dos mais graves subprodutos do lixo urbano. Segundo dados da Comlurb, das 4.500 toneladas de lixo domiciliar recolhidas diariamente __ que correspondem a 15,91% do total __, cerca de 30% são garrafas plásticas de refrigerante. Não degradável e até então sem um processo eficiente e barato de reciclagem, o PET jogado nas ruas entope rios e galerias. 
Outra experiência inédita de reciclagem de PETs está sendo colocada em prática graças a uma parceria entre o Viva Rio, a Associação Brasileira de Indústria de Refrigerante (Abir) e a CDP do Brasil, empresa que desenvolveu o papapet, equipamento para compactar os PETs, facilitando sua reciclagem. Uma das grandes dificuldades da coleta dos PETs é o transporte, pois ocupam muito espaço e poucos catadores querem trabalhar com o material. O papapet reduz o tamanho das garrafas e permite o armazenamento para posterior reciclagem. 
A produção anual de PETs no País é de 3 bilhões de unidades e apenas 15% são reciclados, enquanto nos EUA este percentual chega a 48%. Segundo pesquisa da USP, a falta de um sistema eficiente de coleta seletiva faz com que o Brasil desperdice R$ 4,6 bilhões por ano. As empresas que reciclam PETs trabalham com 40% de capacidade ociosa, tendo que importar lixo da Argentina por falta de matéria-prima. 
O projeto pretende resolver o problema credenciando 20 entidades captadoras que farão a coleta seletiva. Em cada uma delas será instalado um papapet e as garrafas já compactadas seguirão para uma central de beneficiamento, onde se dará a reciclagem. No primeiro ano está prevista a reciclagem de 800 toneladas por mês, permitindo a fabricação de produtos como vassouras e fibras têxteis. 
O Viva Rio participa, ainda, desenvolvendo uma metodologia que garante um processo permanente de reciclagem e treinando 600 agentes comunitários que farão a coleta seletiva do lixo. A iniciativa deve gerar renda para duas mil pessoas nos primeiros anos do projeto, que terá um custo de R$ 86 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos podem comentar a vontade