Aqui é um espaço para crescermos juntos

Nada é por acaso! Tudo tem um propósito um plano. Vamos descobrir juntos. Falaremos de assuntos variados mas edificantes. Não tenho a pretensão de ensinar a não ser a de aprender, conhecer um pouco mais a cada dia.Creio que a vida tem muito a nos ensinar e viajaremos juntos nesse emocionante mundo da internet que nos tem permitido viver uma grande metanoia constante.( Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.) Beijos e bençãos .

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que é a Pascoa para você?










Isaias 46:9 – “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;”

TEXTO: Êxodo 12:1 à 17 (Páscoa Judaica).

PÁSCOA: Em hebraico, “pesah”, vem de um verbo que significa “passar por cima”, no sentido de “poupar”, “livrar” (Ex. 12:13 e 27).

Tradição: Domingo de Ramos: Preparação do Cordeiro / Sexta-feira Santa: Sacrifício e morte / Domingo de Páscoa: Ressurreição de Jesus.

Imolar: sacrificar, matar degolando.
Crepúsculo: claridade fosca que procede o nascer do sol, e que persiste algum tempo depois que ele se poe (da tarde).
Ombreira: cada uma das peças laterais de uma porta.
Verga: peça de pedra ou de madeira, que se coloca horizontalmente sobre ombreiras de portas.
Asmo: que não tem fermento.
Levedar: fazer fermentar, fermentado.
Fressura: Conjunto das vísceras (parte interna: crânio, tórax, abdômen), mas grossas das rês.

As instruções dadas por Deus para celebração da Páscoa e da saída do Egito, é como o ato de Cristo ao fazer os discípulos participarem com Ele da última ceia, e ao mesmo tempo, deixar-lhe uma cerimônia sagrada, que seria a nova Páscoa até a sua segunda vinda. 

Um grupo se reunia, por consentimento mútuo, tal como no caso de Jesus e seus discípulos e assim celebravam juntos a páscoa como se formassem uma família. Os cristãos perceberam, logo após o encerramento do cânon do N.T., que a Ceia do Senhor substituiu completamente a páscoa, e que isso era o propósito da mesma.

Êxodo 12:17 – “Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.”
I Cor. 11:23 à 26 – “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

Jesus é a nossa páscoa!

I Cor. 5:7 – “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado (Sacrificado).”

É o cordeiro de Deus!

João 1:29 – “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

O cordeiro tinha de ser feito sem defeito, Cristo cumpriu esta exigência!

I Pedro 2:21 e 22 – “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;”
Êxodo 12:5 – “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;”
Tinha de ser preparado quatro dias antes do dia 14, assim como Cristo entrou em Jerusalém no dia da separação do cordeiro. 

Mateus 21:8 e 9 – “E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”
Êxodo 12:3 – “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.”

Tinha que morrer, ou ser imolado, no mesmo dia do sacrifício pela Congregação inteira, assim como Cristo foi sacrificado pelos líderes civis e religiosos de Israel e de Roma e pela vontade da turba popular (multidão em desordem), em prol do mundo inteiro.

Mateus 27:24 à 26 – “Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.” Êxodo 12:6 – “e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.”

Nenhum osso do cordeiro podia ser quebrado!

João 19:32 e 33 – “Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.”
Êxodo 12:46 – “O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum.”

Assim como o sangue de Jesus nos liberta da escravidão de satanás e da punição eterna.

Hebreus 9:11 à 14 – “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”
O sangue do cordeiro (animal) era o símbolo do sangue do Cordeiro de Deus, e fazia estar sobre o povo proteção divina contra a escravidão do pecado e do castigo.

Êxodo 12:13 – “O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.”




Pastor: Fernando Lodi

Um comentário:

Sejam bem vindos podem comentar a vontade